Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº959

MONITOR DA IMPRENSA > JORNALISMO & TECNOLOGIA

Gigaom anuncia fechamento por problemas financeiros

16/03/2015 na edição 842

O Gigaom, respeitado blog de tecnologia que já chegou a ter mais de seis milhões de leitores por mês, anunciou que vai encerrar suas atividades. As primeiras notícias foram dadas no Twitter por pessoas ligadas à página ­– como o colunista Mathew Ingram – e confirmadas logo depois por seu fundador, o jornalista de tecnologia Om Malik. O fim do site deveu-se a dificuldades financeiras e à ausência de financiamento externo. Mais de um ano antes de seu encerramento, o Gigaom já estava nas mãos de credores e não era mais dirigido por Malik.

Na página do Gigaom, um comunicado informa que o site recentemente havia se tornado incapaz de pagar seus credores integralmente. Há muito a empresa vinha trabalhando apenas com aqueles que possuíam direitos a ativos como garantia. Foi frisado, no entanto, que não há intenção de pedir falência.

Sem possibilidade de volta

Em seu blog, Om Malik disse que todo fundador começa sua empresa esperançoso, otimista e cheio de vontade de construir algo que ajude a mudar o mundo para melhor, remodelar um nicho ou tornar-se e independente, tanto metafórica quanto financeiramente. Mas lembrou que negócios se parecem mais com a vida real, e não com filmes, e que nem todo mundo tem um final feliz.

Malik agradeceu a todos que fizeram e ajudaram a fazer o Gigaom, bem como aos investidores e especialmente aos leitores.

Impacto no meio jornalístico e tecnológico

A notícia do encerramento foi recebida com grande impacto, em especial entre blogs de tecnologia, principalmente porque o Gigaom ainda participava ativamente das coberturas do meio; membros de sua equipe estiveram presentes, por exemplo, na coletiva de lançamento da nova geração de produtos Apple – realizada na véspera da divulgação do fim do blog.

Em artigo para a Slate, o editor de tecnologia Will Oremus demonstrou consternação com o fim do site e elogiou seus métodos e equipe. “Outros blogs de tecnologia perseguiam cliques, recorrendo a manchetes improváveis para se tornarem virais e atingirem a primeira página do Reddit. Não o Gigaom. Seus repórteres eram especialistas, cobrindo obstinadamente os mesmos furos relativamente restritos nos quais tinham desenvolvido tanta perícia. Nunca cliquei em uma história do Gigaom e me senti ludibriado”, escreveu.

O fim do Gigaom ocorre pouco mais de um mês após o fim de outro respeitado blog de tecnologia, The Daily Dish.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem