Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

MONITOR DA IMPRENSA > JORNALISMO & REDES SOCIAIS

‘NYT’ amplia interação de jornalistas com o público

24/03/2015 na edição 843

Tradução: Pedro Nabuco, edição de Leticia Nunes. Informações de John McDermott [“The NYT dispatches reporters to social conversation hotspots”, Digiday, 19/3/15]

Em 2014, um relatório interno do New York Times com o objetivo de avaliar a transição do jornal impresso para o meio digital vazou na internet. Nele, duas questões abordavam a falta de interação do diário com seus leitores nas seções de comentários das reportagens e a necessidade de promover mais o seu conteúdo nas redes sociais.

Ao que parece, o Times decidiu enfrentar as questões. Recentemente, um artigo do colunista Frank Bruni sobre o processo de admissão nas faculdades fez sucesso nas redes sociais. Intitulada “Como sobreviver à loucura das admissões nas faculdades” e divulgada inicialmente online, a coluna já tinha se tornado popular nas mídias sociais antes de ser publicada na versão impressa do jornal de domingo [15/3].

O Times a publicou na internet na sexta-feira [13/3]. Nos dois dias seguintes, o texto já estava no topo da lista dos 20 artigos mais lidos do site, com cerca de 70% do tráfego vindo das redes sociais. Frank Bruni, o autor do texto, começou a responder a comentários de leitores na página de Facebook do Times. Após a equipe de desenvolvimento de audiência do jornal – que monitorava o desempenho do texto nas redes sociais – perceber que a escritora e comentarista política conservadora Laura Ingraham havia postado a coluna em sua página do Facebook e que a discussão estava crescendo por lá, Bruni migrou sua conversa com os leitores.

A decisão de enviar Bruni para fazer comentários em uma página que não é do Times veio após a equipe do jornal examinar dados obtidos através do CrowdTangle, uma ferramenta de análise de redes sociais utilizada por veículos de comunicação para descobrir quando contas influentes nas mídias sociais postam ou comentam artigos. Foi a partir dos dados coletados pelo CrowdTangle que a equipe decidiu que o colunista deveria interagir com os leitores na página de Facebook de Laura Ingraham.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem