Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Telespectadores da Fox tendem a ser menos informados

Uma pesquisa da Universidade Fairleigh Dickinson, no estado americano de Nova Jersey, concluiu que os telespectadores do canal de notícias Fox News são menos informados do que as pessoas que não assistem a nenhum noticiário na TV ou no rádio.

Foram entrevistados 612 adultos de Nova Jersey – eles foram questionados sobre onde haviam obtido informações na semana anterior e responderam a perguntas sobre eventos noticiosos atuais. Os entrevistados que disseram assistir à Fox News sabiam menos sobre a revolta que tirou Hosni Mubarak do poder no Egito, no início do ano, e menos sobre a rebelião síria contra o presidente Bashar Al-Assad do que os americanos que dizem não assistir aos noticiários – 18% a menos, no caso do Egito, e 6% a menos, no da Síria.

“Por termos feito um filtro partidário, sabemos que estes resultados não são guiados pelo fato de republicanos ou outros grupos serem mais propensos a assistir à Fox News”, afirmou o professor de ciências políticas Dan Cassino, um dos coordenadores do estudo. “Em vez disso, os resultados mostram que existe algo em assistir à Fox News que leva as pessoas a terem um desempenho pior nestas perguntas do que entre aqueles que não assistem a nenhum noticiário”.

Extremos

As perguntas citavam 12 opções de veículos de mídia: a emissora de rádio pública NPR, o programa jornalístico humorístico Daily Show with Jon Stewart, um noticiário político matutino dominical, um noticiário nacional, as emissoras CNN, MSNBC e Fox News, um talk show no rádio, um jornal local, um jornal nacional como o New York Times ou USA Today, um blog ou site político, e um programa de TV local.

Por comparação, leitores de um jornal nacional – como New York Times ou USA Today – tinham 12% a mais de probabilidade de saber que os egípcios tiraram Mubarak do poder do que aqueles que não tiveram acesso a nenhuma fonte jornalística. E aqueles que ouviram a NPR tinham 11% a mais de chance de saber sobre a revolta síria. Os que estavam mais bem informados foram os que assistiram a noticiários matutinos dominicais: 16% a mais de probabilidade de saber o que aconteceu no Egito e 8% sobre o que aconteceu na Síria.

A conservadora Fox News, entretanto, não foi a única rede de TV a cabo que parece ter confundido seus telespectadores. O estudo associou a programação da MSNBC, liberal, a um aumento de 10 pontos percentuais em identificar erroneamente os manifestantes do Ocupe Wall Street como predominantemente republicanos. Confira a pesquisa em inglês aqui. Informações de Josh Voorhees [The Slatest, 21/11/11].