Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

A edição de sábado é uma ameaça?

O Wall Street Journal embarca num dos lançamentos mais ambiciosos do jornalismo ao desafiar o senso comum dos hábitos dos leitores e contrariar a idéia de que o sábado é um dia perdido para a indústria jornalística. O jornal americano resolveu apostar que o primeiro dia do fim de semana é muito mais do que um dia a se jogar fora e já anunciou o lançamento da edição de sábado para setembro de 2005.

Até o momento, observadores de mídia ainda não chegaram a uma conclusão sobre até que ponto essa mudança irá ameaçar o tradicional mercado de domingo dos jornais de grande circulação. Alguns executivos, até mesmo os do Journal, acreditam que a maioria do público do jornal pertence a classes mais abastadas e se diferem drasticamente dos jornais tradicionais, por isso não deve haver grande preocupação. No entanto, outros especialistas dizem que qualquer produto novo no ramo do jornalismo é uma ameaça. Os jornais tradicionais temem que os anunciantes dêem preferência ao Journal, que é um jornal de circulação nacional, e com isso comprometa os lucros dos jornais locais que fazem a maior parte de suas receitas com as edições especiais de domingo.

Novos assuntos, novos anunciantes

O assunto também levanta questões a respeito da linha editorial do jornal. Com a nova edição, o Journal também lança novos suplementos que abrangem desde notícias em geral até lazer e comportamento. Desta forma, o jornal pretende expandir a venda do espaço publicitário para territórios antes dominados por jornais regionais. A idéia é compensar os quase quatro anos de queda na receita do jornal, que foi atingido fortemente pelo colapso das companhias de internet e telecomunicações.

A editora do periódico, Karen Elliot House, declarou que a edição de fim de semana é um esforço para influenciar os leitores ‘muito ricos’ e expandir a publicidade para além dos produtos de negócios. Contudo, existe o receio de que, com essa alteração, o Journal perca o seu caráter principal e deixe de fornecer notícias sobre o mercado financeiro com a mesma qualidade pela qual é conhecido. As informações são de Leon Lazaroff e Jim Kirk [Chicago Tribune, 19/9/04].