Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

MONITOR DA IMPRENSA > TERRI SCHIAVO

A mídia encara a morte

Por Edição de Leticia Nunes (com Dennis Barbosa) em 29/03/2005 na edição 322

A história de Terri Schiavo sempre apareceu na mídia americana, mas nunca ganhou tanta evidência como agora, quando até o presidente George W. Bush resolveu intervir para evitar que ela morra. Enquanto as partes envolvidas se digladiam para decidir o que será feito, a imprensa se depara com um tema complicado – a morte.

O analista de mídia da Universidade de Harvard Alex Jones, ouvido por Peter Johnson, do USA Today [23/3/05], considera que os meios de comunicação, diferentemente do que costuma ocorrer em questões polêmicas, ‘não estão defendendo um dos lados, mas apenas transmitindo honestamente as informações’.

O produtor do ABC World News, Jon Banner, afirma que sua maior preocupação é conseguir explorar todas as facetas da história. Na semana passada, o programa analisou o trecho de vídeo, repetido à exaustão, que mostra a mãe de Terri segurando sua cabeça, da qual ‘se pode concluir o que quiser’, de acordo com Banner. Trata-se de uma curta parte de uma seqüência de mais de quatro horas que não foi inteiramente entregue à imprensa. Por isso, seu uso deve ser feito com cuidado, segundo o produtor. O correspondente de medicina da CNN, Sanjay Gupta, também alerta para o uso deste trecho. ‘Quando uma pessoa abre os olhos, para quem vê é como se estivesse desperta. Mas pode ser apenas um reflexo. Isso é difícil de explicar’, diz.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem