Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

A Copa do Mundo é online

Com jogos transmitidos ao vivo em celulares e computadores, a Copa do Mundo terá mais cobertura online do que qualquer outro grande evento esportivo, prevê Jake Coyle em artigo da AP [9/6/10]. Quando as partidas tiverem início, nesta sexta-feira [11/6], fãs de futebol poderão acompanhá-las de diversos aplicativos online em computadores e plataformas móveis, aproveitando ainda para compartilhar suas opiniões nas redes sociais.


Nos EUA, país com torcidas bem maiores para esportes como baseball, basquete e futebol americano, as emissoras que exibem os jogos da Copa decidiram ampliar a cobertura deste ano com a ajuda da internet. O canal ESPN exibirá 54 jogos ao vivo no site ESPN3.com (ex-ESPN360). O acesso será gratuito para clientes que assinam nos EUA o serviço de internet de provedores afiliados à emissora esportiva, incluindo AT&T, Verizon e Comcast. As 10 partidas que irão ao ar, ao vivo, na rede ABC não estarão disponíveis no site da ESPN, mas todos os 64 jogos da Copa poderão ser vistos em aparelhos móveis para clientes cujos planos incluam exibição de TV. Já a emissora Univisión tem os direitos de exibição em espanhol nos EUA e também disponibilizará os jogos no Univision.com e no Univision Movil.


Meio do dia


A ampliação da transmissão na internet será extremamente importante nos EUA porque grande parte do público americano deve assistir à Copa enquanto estiver em horário de trabalho. ‘Esta será a maior e a mais poderosa demonstração de cobertura digital, e isso é só o começo’, afirma o vice-presidente da ESPN Digital Media, John Kosner, comparando o evento deste ano às Copas anteriores.


A cobertura online da NBC das últimas Olimpíadas de Inverno – também um evento internacional, exibido durante o dia – atraiu 45 milhões de pessoas aos vídeos online. O tráfego para o site NBCOlympics.com mais do que triplicou em relação aos Jogos de Inverno de 2006. Isto aconteceu mesmo com a NBC exibindo em horário nobre o evento pela TV. A ESPN espera que o tráfego online para a Copa do Mundo dobre ou triplique em relação a 2006. O site ESPN3.com ainda dará a opção de assistir aos jogos com narração em português, árabe, alemão, japonês ou coreano.


Muitos veículos de comunicação – como Fox Soccer Channel, Associated Press, Goal.com, dentre outros – lançaram aplicativos móveis, com atualizações, resultados de jogos e integração com Twitter e Facebook. A Akamai Technologies, responsável por 20% do tráfego mundial da internet, espera que o tráfego triplique em relação ao medido no dia em que o presidente Barack Obama assumiu o governo americano. ‘Poderá ser outro evento divisor de águas em termos de as pessoas entenderem o que é possível fazer, hoje, com vídeos online’, explica Tom Leighton, cientista-chefe da empresa.