Sábado, 24 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1051
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Acusado de abalar mercado, blogueiro é inocentado

21/04/2009 na edição 534

O blogueiro sul-coreano Park Dae-sung, conhecido na rede como Minerva, foi inocentado da acusação de espalhar informações falsas na internet. Dae-sung ficou conhecido na Coréia do Sul por fazer análises e previsões precisas – e nada boas – sobre a economia mundial.

O blogueiro foi levado a julgamento sob alegações de que o tipo de jornalismo que fazia era prejudicial ao interesse público. O tribunal de Seul determinou, entretanto, que não há provas de que Dae-sung tenha agido com más intenções. O veredicto foi visto, na blogosfera, como uma vitória da liberdade de expressão.

Como ‘Minerva’, a deusa romana da sabedoria, Dae-sung fez previsões certeiras, como o colapso do banco de investimentos americano Lehman Brothers, e tornou-se rapidamente uma sensação na blogosfera. Logo começaram as especulações sobre sua verdadeira identidade – muitos apostavam se tratar de um professor; outros, de alguém com experiência no mercado financeiro.

Desempregado

As autoridades, por sua vez, começaram a não gostar das previsões de Minerva, argumentando que muito do que ele escrevia online continha erros e estava começando a afetar os mercados. Quando o blogueiro foi finalmente rastreado, em janeiro, descobriu-se tratar de um desempregado de 31 anos que alimentava seu conhecimento financeiro lendo sobre o tema na internet.

A acusação formal de que Dae-sung teria ‘disseminado informações falsas com o objetivo de prejudicar o interesse público’ logo provocou protestos por parte de grupos de direitos humanos. Mas agora ele está livre para fazer novas previsões. Informações de John Sudworth [BBC News, 20/4/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem