Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Agência cria software que gera anúncios

Por décadas, especula-se que computadores serão capazes de realizar tarefas criativas que, em geral, são feitas por seres humanos. Um software que gera notícias já existe, mas a novidade agora é o que produz anúncios. Desenvolvido pela BETC Euro RSCG em Paris, o programa recebeu o nome de CAI (Inteligência Artificial Criativa, sigla em inglês).

O sistema funciona da seguinte maneira: primeiro, é preciso selecionar a categoria do produto, como, por exemplo, bebidas, e o tipo, como leite. Depois, é necessário responder algumas questões sobre objetivos da propaganda, como criar lealdade, chamar atenção, aumentar vendas, entre outros. Em seguida, o software precisa saber o sexo e idade do público-alvo. Finalmente, é importante informar os benefícios do produto. Para o leite, por exemplo, são qualidades como ‘orgânico’ e ‘saudável’. Ao fim, são gerados três anúncios.

O software tem a capacidade de gerar em torno de 200 mil peças. ‘As pessoas ficam um pouco assustadas ao ver que um programa de computador pode criar, em apenas 10 segundos, os mesmos resultados que os gerados após diversas horas de produção e reuniões estratégicas’, comentou o diretor criativo e presidente da BETC Euro RSCG, Stephane Xiberras. Segundo ele, mais um ano de trabalho pode tornar o CAI uma ferramenta real para agências e clientes, porque o sistema pode estimular o processo criativo e também fornecer exemplos do que não deve ser feito. Ainda assim, na opinião de Xiberras, ele não substituirá os seres humanos. ‘Nossa indústria está vivendo um paradoxo há anos. Em um mundo no qual há uma crescente dificuldade para passar as mensagens de uma marca, há uma padronização da publicidade’, observou. Informações de Stuart Elliott [New York Times, 27/8/10].