Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº955

MONITOR DA IMPRENSA > MICO NA CHINA

Agência Xinhua divulga que compra de Post foi acidental

Por lgarcia em 10/08/2013 na edição 758

Tradução e edição de Larriza Thurler. Informações de Katherine Fung [“Xinhua Falls For New Yorker's Satirical Column About Washington Post Sale To Jeff Bezos”, do Huffington Post, 8/8/13]

 

A agência de notícias estatal chinesa Xinhua viu-se envolvida em uma gafe nesta semana ao republicar, como se fosse uma notícia verídica, um artigo satírico que afirmava que Jeff Bezos havia comprado online acidentalmente o Washington Post.

O artigo, publicado na coluna satírica Borowitz Report, escrita por Andy Borowitz para a revista New Yorker, brincava com o fato de Bezos estar navegando no site do Post quando acidentalmente clicou e comprou o jornal. A Xinhua traduziu a coluna e publicou na sua seção de notícias internacionais, inclusive com uma falsa citação de Bezos: "Estava apenas navegando pelo site e não prestando muita atenção no que estava fazendo. Eu não tinha intenção de comprar nada". Segundo a coluna, ele só teria percebido o erro depois, ao ter visto uma cobrança de US$ 250 milhões na sua fatura do cartão.

A Xinhua ainda reproduziu a parte que ironizava a Amazon, que é de propriedade de Bezos, alegando que ele teve problemas em cancelar sua compra e estava no telefone com o serviço ao cliente pela maior parte do dia. Essa não foi a única gafe. A agência publicou ainda essa semana fotos como se fossem de uma execução de uma prisioneira nos EUA – enquanto na verdade eram de um site de pornografia.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem