Sábado, 16 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

ENTRE ASPAS > CASA BRANCA

Agências criticam publicação de fotos oficiais

27/01/2009 na edição 522

Três agências de notícias internacionais se recusaram a distribuir as primeiras fotos do presidente Barack Obama no Salão Oval na quarta-feira (21/1), um dia depois da posse. As imagens foram fornecidas pela Casa Branca. Associated Press, Reuters e Agence France-Presse alegam que deveria ter sido permitido o acesso de seus fotógrafos no primeiro dia de trabalho de Obama.

As agências afirmam que a Casa Branca quebrou uma longa tradição de permitir que fotógrafos de veículos de mídia registrem o primeiro dia do presidente no Salão Oval. Segundo Michael Oreskes, editor de notícias americanas da AP, a agência não distribuiria o material, classificado por ele de ‘release visual’.

Normalmente, as agências usam imagens fornecidas pela Casa Branca quando elas são tiradas em locais que costumam ser proibidos à imprensa, como a Sala de Controle e a residência privada da família do presidente. Elas se queixam, entretanto, que o Salão Oval é o escritório público do presidente e que não deveriam depender de material oficial. ‘Usar estas fotos iria comprometer uma longa tradição de cobertura fotográfica independente do presidente e da Casa Branca pelas maiores agências de notícias’, ressaltou Courtney Dolan, porta-voz da Thomson Reuters. Informações de David Bauder [AP, 22/1/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem