Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

MONITOR DA IMPRENSA > TERROR NA REDE

Al-Qaeda lança revista online para recrutas

06/07/2010 na edição 597

A organização terrorista al-Qaeda lançou uma revista online em inglês, batizada de Inspire (Inspirar, tradução livre), com o objetivo de recrutar membros, noticia Peter Grier [The Christian Science Monitor, 1/7/10]. Na publicação, é possível encontrar artigos sobre o que esperar da Jihad (guerra santa) e como fabricar uma bomba na cozinha da mãe. Especialistas desconfiam, no entanto, da veracidade da revista. Embora a al-Qaeda na península árabe tenha comentado sobre o projeto em suas publicações internas, a Inspire não aparece em nenhum dos sites jihadistas.

Segundo um relatório divulgado recentemente por Daniel Kimmage, consultor independente e professor da Universidade George Washington, enquanto Osama bin Laden e outros reconheceram rapidamente o poder da distribuição de áudio e videotapes via web, a estratégia de comunicação dos líderes centrais da al-Qaeda permaneceu estática. ‘O grupo parou no tempo com sua estratégia de distribuição de mídia tradicional e fez pouco para acompanhar as mudanças da opinião pública’, diz o professor.

Grupos associados à rede terrorista, por sua vez, adotaram a web 2.0 e avançaram em técnicas de comunicação interativas e mais modernas. O crescimento de portais de compartilhamento de arquivos e das redes sociais resultou na explosão de conteúdo jihadista gerado por usuários fora dos sites usuais.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem