Terça-feira, 22 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº987
Menu

ENTRE ASPAS > MÉXICO

Anúncio de TV compara político de esquerda a Hitler

25/04/2008 na edição 482

Um anúncio de TV exibido na semana passada no México enfureceu partidários do líder de esquerda Andrés Manuel López Obrador ao compará-lo ao ditador nazista Adolf Hitler. A peça exibe imagens de Obrador com o ditador italiano Benito Mussolini e o ditador chileno Augusto Pinochet, além de questionar: ‘Que tipo de gente fecha o Congresso?’. ‘Adolf Hitler, em 1933’, responde o narrador. ‘Nossa democracia está em perigo. Nossa paz está em risco’, continua o anúncio, patrocinado pelo grupo conservador Melhor Sociedade, Melhor Governo. Partidários indignados com a peça pediram sua retirada da programação televisiva.


O mote do anúncio parece ser uma ação, no dia 10/4, de partidários de Obrador, que é ex-candidato à presidência. Na ocasião, eles invadiram as duas casas do Congresso para protestar contra a proposta do governo de afrouxar as restrições à participação privada na indústria de petróleo mexicana. Membros do partido de Obrador, o Partido Revolução Democrática, alegam que o anúncio viola uma lei de 2007 que proíbe que indivíduos e grupos comprem espaços publicitários na TV para atacar partidos políticos. ‘Eles têm que retirar este vídeo imediatamente’, afirmou Jesus Ortega, líder do Partido Revolução Democrática: ‘Eles criam uma atmosfera de conflito que não ajuda o debate’.


O presidente Felipe Calderón, do Partido Ação Nacional, emitiu uma declaração condenando ‘energicamente’ o anúncio e também pediu que ele fosse retirado do ar. Obrador alega que a proposta de Calderón levará à privatização do setor petrolífero, nacionalizado em 1938. Já o presidente nega que tenha planos de privatizar o setor. Informações de Mark Stevenson [AP, 19/4/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem