Domingo, 16 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

AP suspende proibição ao Exército americano

27/11/2008 na edição 513

A Associated Press suspendeu, no fim da semana passada, a proibição ao uso de fotos fornecidas pelo Exército americano. A agência de notícias havia imposto o bloqueio às fotos oficiais depois da publicação de uma fotografia alterada digitalmente. A proibição foi suspensa depois que o Pentágono garantiu que passaria a evitar a distribuição de imagens alteradas para veículos de mídia.


O caso foi descoberto por Bob Owen, vice-diretor de fotografia do jornal San Antonio Express-News. Ao ver uma foto da militar Ann E. Dunwoody, que havia se tornado a primeira mulher promovida a general de quatro estrelas, mais alta patente da hierarquia militar americana, Owen lembrou-se de uma foto parecida. Ele encontrou a versão original da foto, em que Ann aparece sentada em uma escrivaninha, com as três estrelas de sua patente – antes da promoção – visíveis em sua farda. Na imagem distribuída após a promoção, o fundo foi substituído pela bandeira dos EUA, e as estrelas na farda não apareciam.


Contexto


Santiago Lyon, diretor de fotografia da agência, afirmou que, em conversa com o secretário de imprensa do Pentágono, Geoff Morrell, foi combinado que todas as unidades do Exército serão lembradas de que são proibidas modificações que alterem o sentido ou o contexto das imagens. As fotos podem ser cortadas, aumentadas de tamanho para melhorar a qualidade ou editadas por motivos de segurança ou privacidade.


A AP também estabeleceu procedimentos internos para assegurar a integridade de fotos vindas de fontes externas. Estas imagens devem ser examinadas atentamente no programa de edição Photoshop por, pelo menos, dois editores. Se houver alguma dúvida sobre a veracidade da foto, ela não será publicada. Quando houver modificações, mas a AP resolver, ainda assim, usar a imagem, será explicada a razão das alterações. ‘As fotos da AP devem sempre contar a verdade’, afirmou Lyon em mensagem à equipe de fotografia da agência. Informações de Richard Lardner [AP, 21/11/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem