Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1024
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Apesar de adiamento, canais americanos seguem com transição

18/02/2009 na edição 525

Mais de 400 emissoras de TV dos EUA interromperam o uso do sinal analógico esta semana – antes do prazo do governo para a migração digital –, deixando diversos telespectadores na mão, noticia Todd Shields [Bloomberg, 17/2/09]. Agora, mais de 600 emissoras – o que representa 36% dos maiores canais do país – estão transmitindo sua programação exclusivamente no sinal digital. As redes ABC, CBS, NBC e Fox concordaram em seguir com o sinal analógico até junho.


A data original para a transição digital era 17/2, mas, após algumas votações, a Câmara dos Representantes alterou o prazo final para 12/6. Muitos congressistas americanos, assim como a administração do presidente Barack Obama, temiam que um número significativo de telespectadores ainda não estivessem preparados para a mudança. Segundo dados do instituto de pesquisas Nielsen, mais de 5,8 milhões de lares – o que representa 5% das residências americanas – não têm acesso ao sinal digital. Quem ainda tem equipamento de TV analógico não conseguirá receber a maior parte da programação das afiliadas locais das maiores redes de TV.


Os assinantes de serviços a cabo ou satélite e os com equipamento digital serão os únicos a ter acesso às imagens digitais. ‘Estamos tentando fazer o melhor em uma situação difícil’, afirmou Michael Copps, presidente em exercício da Comissão Federal de Comunicações.


Redução de custos


Emissoras de TV que deixaram o serviço analógico informaram que tiveram redução nas contas de eletricidade e nos custos de manutenção dos transmissores analógicos. Muitas já estavam transmitindo em sinal digital há anos – enviando dois sinais para os telespectadores. O prazo final do Congresso para a transição foi estabelecido há três anos, com o governo e emissoras se comprometendo a gastar mais de US$ 2 bilhões para divulgar a mudança e ajudar as pessoas a se preparar para ela.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem