Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Apple domina cobertura nos EUA

Um estudo do Projeto para Excelência em Jornalismo, do Pew Research Center, nos EUA, confirmou o que alguns especialistas de novas tecnologias já haviam apontado: a Apple é capaz de gerar uma quantidade excessiva da atenção da mídia. O estudo analisou a cobertura jornalística de tecnologia no país durante um ano e descobriu que 15,1% dos artigos eram sobre a Apple; 11,4% sobre o Google; e apenas 3% sobre a Microsoft.


Na opinião de Amy S. Mitchell, vice-diretora do Projeto para Excelência em Jornalismo, a Apple tem uma grande eficiência em chamar a atenção dos jornalistas, comparada às demais empresas, por transformar o lançamento de seus produtos, como o iPhone e o iPad, em grandes eventos. Ainda assim, Amy ficou surpresa com o domínio da cobertura pela companhia.


O estudo avaliou a cobertura de tecnologia de 52 jornais, emissoras e sites, de junho de 2009 a junho de 2010. A divulgação da nova versão do iPhone foi a segunda pauta mais comentada durante o período, representando 6,4% de toda a cobertura, e o lançamento do iPad, a quarta, com 4,6%. A Microsoft lançou uma nova versão de seu sistema operacional nos meses analisados, mas ficou com apenas 1% de toda a cobertura.


Perigo ao volante


A pauta de maior destaque – com 8,5% de todos os artigos de tecnologia – foi sobre um fenômeno preocupante: o aumento no número de pessoas que enviam e leem mensagens de celular enquanto dirigem. A pesquisa notou que o New York Times ganhou, inclusive, um prêmio Pulitzer por sua série sobre os perigos de se usar aparelhos eletrônicos ao volante.


A pesquisa concluiu que a mídia tem ‘visão dupla sobre a era digital’, já que a principal mensagem ao público é que ‘a tecnologia faz a vida mais fácil e mais produtiva’, mas a segunda é que ela traz riscos para a privacidade e a segurança dos usuários. Informações de Brian Stelter [New York Times, 27/9/10].