Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Apple lança sistema de assinatura para jornais digitais

A Apple anunciou esta semana um novo serviço de assinatura para que jornais e revistas digitais sejam comprados por meio da App Store, sua loja virtual. Sob os termos de venda, a Apple ficará com 30% dos lucros das assinaturas vendidas pela App Store. Não haverá divisão de lucros, no entanto, das assinaturas digitais vendidas por meio dos sites das próprias editoras. ‘Nossa filosofia é simples. Quando a Apple trouxer um novo assinante para o aplicativo, ganha uma porcentagem de 30%; quando a editora traz alguém novo ou que é assinante ao aplicativo, a editora fica com 100% e a Apple, com nada’, explicou Steve Jobs, executivo-chefe da companhia.


Jobs, que está de licença médica desde o mês passado, acredita que o serviço fornecerá a editoras uma nova oportunidade para expandir o acesso digital a seu conteúdo para iPad, iPod Touch e iPhone. Editoras poderão estabelecer o preço e a periodicidade das assinaturas. Clientes serão automaticamente cobrados por meio de sua conta online da Apple com base na periodicidade da assinatura selecionada.


Sobre as informações dos assinantes a serem compartilhadas pelas editoras – importante para identificar a audiência e definir estratégias publicitárias –, a Apple afirmou que clientes que comprarem a assinatura por meio da App Store terão a opção de fornecer às editoras seus dados pessoais. O serviço de assinatura da Apple foi oferecido primeiramente com o jornal The Daily, criado especialmente para o iPad e lançado no início de fevereiro pela News Corp. Informações de Chris Lefkow [AFP, 15/2/11].