Terça-feira, 19 de Março de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1028
Menu

ENTRE ASPAS >

Apresentador se desculpa por comentário racista

17/03/2009 na edição 529

O apresentador Chris Eakin, da rede britânica BBC, desculpou-se após fazer um comentário, ao vivo, comparando seu colega George Alagiah a um chimpanzé. Alagiah, que nasceu no Sri Lanka e é de ascendência tâmil, classificou o incidente como ‘infeliz e inapropriado’, mas disse aceitar as desculpas do colega, noticia Leigh Holmwood [The Guardian, 13/3/09].

Eakin fez a infeliz comparação no final do noticiário das dez da noite, no BBC News Channel, na semana passada. Após ler uma matéria do jornal Guardian sobre um chimpanzé que recolhia pedras em um zoológico sueco para atirar nos visitantes, ele entregou o jornal a Alagiah, dizendo ‘Vocês vêem alguma semelhança?’ e apontando para a foto do animal. Alagiah ficou surpreso com a brincadeira e acabou com um sorriso amarelo no rosto.

Em declaração, o apresentador tentou justificar seu erro. ‘Este foi um comentário despretensioso sem intenção de ofensa. Sei que George não interpretou de outra maneira’, desculpou-se Eakin. ‘Somos velhos amigos e ficaria horrorizado se alguém interpretasse isto de outro modo; lamento se causei alguma ofensa’.

Sem graça

Alagiah, por sua vez, não guardou ressentimentos. ‘Chris conversou comigo em particular e aceitei suas desculpas. Ele caiu numa destas armadilhas da TV ao vivo – a brincadeira que não tem graça’, resumiu.

Uma porta-voz da BBC alegou que foi um ‘comentário inapropriado que não deveria ter sido feito’, porém acrescentou que ‘a explicação dada por Chris e a garantia de que isso não acontecerá de novo foram aceitas’. ‘Apresentadores não devem fazer comentários que possam ser mal-interpretados e a BBC News desculpa-se por qualquer ofensa que possa ter sido causada’.

O incidente ocorreu um mês depois da polêmica envolvendo a repórter Carol Thatcher, do One Show. Ela teria comparado um tenista a um ‘golliwob’, termo ofensivo que significa ‘boneca preta’. Carol, que é filha da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, acabou sendo demitida.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem