Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1024
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Ataque a redes sociais foi direcionado a internauta pró-Georgia

07/08/2009 na edição 549

Um grande ataque online atingiu, na quinta-feira [6/8], sites como Google, Facebook e Twitter. O Google conseguiu proteger sua página; a rede social Facebook afirmou que seu serviço ficou prejudicado; mas o mais afetado foi o microblog Twitter, que simplesmente saiu do ar, deixando órfãos, por algumas horas, milhões de fiéis usuários. De acordo com a BBC News [7/8/09], o ataque foi voltado a apenas uma pessoa: um blogueiro pró-Georgia conhecido como Cyxymu.


‘O ataque parece ter sido direcionado a um indivíduo que participa de diversos sites, e não aos sites em si’, afirmou um porta-voz do Facebook. Um ‘botnet’, ação orquestrada executada por uma rede de computadores sob controle de hackers, teria sido programado para atingir as páginas relacionadas a Cyxymu com tanta intensidade que causou danos ao serviço para os outros internautas.


Este tipo de ataque consiste nos servidores de uma companhia serem inundados com dados em um esforço para danificá-los. ‘Ataques como este são esforços maliciosos orquestrados para danificar e tirar do ar serviços como bancos online, de pagamentos por cartões de crédito e, neste caso, o Twitter’, afirmou, em seu blog, Biz Stone, um dos fundadores do popular microblog.


Poder da rede


O blogueiro Cyxymu, em entrevista ao jornal britânico Guardian, acusou a Rússia pelo ataque online. ‘Talvez ele tenha sido executado por hackers normais, mas tenho certeza de que a ordem veio do governo russo’, declarou. O blogueiro costuma criticar o Kremlin por suas ações na guerra sobre a disputada região da Ossétia do Sul, iniciada há um ano.


De acordo com o Facebook, ao atingir as páginas em que o blogueiro expressa suas opiniões, os hackers parecem ter tido a intenção de ‘impedir que sua voz fosse ouvida’. Redes sociais na internet se tornaram importantes ferramentas de comunicação em todo o mundo. Recentemente, nos conflitos após as eleições presidenciais no Irã, onde o governo tentou impedir que a mídia tradicional divulgasse os protestos da população denunciando fraude no pleito, o Twitter foi essencial para que notícias e imagens chegassem a outros países. O microblog tem hoje cerca de 45 milhões de usuários ativos. O Facebook afirma ter 250 milhões de internautas em sua rede.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem