Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

ENTRE ASPAS > BÍBLIA NO JORNAL

Até cristãos criticam Novo Testamento de brinde

07/08/2007 na edição 445

Os jornais estão cada vez mais criativos quando o assunto é brinde. Para aumentar as vendas, muitas publicações ‘distribuem’ em suas edições dominicais CDs, DVDs ou outros mimos. Mas os leitores americanos poderão se surpreender, em breve, ao encontrar, junto a seu jornal de domingo, um exemplar da Bíblia. A Sociedade Bíblica Internacional (IBS, sigla em inglês), organização fundada nos EUA cuja missão é promover o ensino, a tradução e a distribuição da Bíblia pelo mundo, anunciou planos de encartar edições do Novo Testamento em diários americanos.

A idéia não foi bem recebida nem no Cinturão Bíblico, região no sudeste dos EUA onde o protestantismo evangélico é forte. Ainda assim, a IBS planeja investir milhões de dólares para distribuir Bíblias nas edições de domingo de 11 jornais durante 2007 e 2008. A organização publicou uma Nova Versão Internacional da Bíblia em 1978 e é uma das maiores tradutoras e distribuidoras de Bíblias do mundo. No começo deste ano, ela se uniu à inglesa Send The Light, uma das maiores distribuidoras de literatura cristã do planeta.

Cristãos não aprovam

Um dos jornais que aderiram à promoção foi o texano Star-Telegram, que anunciou que distribuirá mais de 200 mil Novos Testamentos no último domingo do ano. David House, ombudsman do diário, recebeu 70 e-mails de leitores sobre o assunto, metade deles condenando a iniciativa. Os críticos são em sua maioria cristãos, preocupados que as Bíblias entregues nas portas das casas dos leitores sejam jogadas fora, em parte porque a maioria dos assinantes já tem um exemplar. ‘Eu esperava críticas, mas pensei que elas viriam daqueles que não eram cristãos’, desabafou Bob Ray Sanders, vice-presidente do Star-Telegram. Depois das reações negativas, o diário anunciou que os assinantes poderão optar por não receber o brinde.

Há outras iniciativas semelhantes. A organização cristã City Reachers, por exemplo, quer distribuir Bíblias a assinantes de jornais de três regiões dos EUA este ano, e oito no ano que vem. A instituição, no entanto, ainda não conseguiu captar o dinheiro necessário para a execução do projeto. Informações de Matt Curry [AP, 31/7/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem