Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Autor de blog recebe ameaça de morte; IP é da Reuters

Um funcionário da Reuters foi demitido após enviar uma ameaça de morte ao blogueiro americano que descobriu e levou a público a manipulação de imagens feita por um jornalista free-lancer utilizado pela agência [leia matéria desta edição].


O email, remetido pelo endereço ZionistPig@hotmail.com, diz: ‘Anseio pelo dia em que vocês porcos tenham a garganta cortada’. A mensagem foi mandada para Charles Johnson, dono do blog Little Green Footballs. Johnson observou que essa ameaça de morte é um pouco diferente das que costuma receber ‘porque um rastreamento de IP revelou que o remetente vinha de nada menos que Reuters News’. ‘Acho que a Reuters se meteu numa grande enrascada’, opinou ele.


Ed Williams, chefe de comunicações global da Reuters, disse a Johnson que ‘um funcionário foi suspenso enquanto realizam-se novas investigações. Ele não faz parte da divisão de notícias da Reuters.’


Johnson continuou rastreando os movimentos do remetente da ameaça e descobriu paralelos diretos entre a localização do provedor e Inayat Bunglawala, secretário de mídia do Conselho Muçulmano da Grã-Bretanha. Bunglawala, autor de um editorial para o renomado jornal britânico The Guardian, criou má fama por seus repentes anti-semitas. Ele também afirmou que a mídia britânica é controlada por sionistas.


Em comentário sob seu próprio editorial, Bunglawala escreveu: ‘Não fui eu! Deve ter sido um sionista querendo me enquadrar’. De acordo com Charles Johnson, tudo indica que Bunglawala tem envolvimento na história, ‘mas não tenho como verificar com certeza’. ‘Só um administrador de rede da Reuters teria acesso aos dados necessários’, afirmou. Informações do Israel Insider (6/8/06).