Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

ENTRE ASPAS > DINAMARCA

Autor de cartum do profeta sofre nova ameaça

Por Leticia Nunes (edição), com Larriza Thurler em 05/01/2010 na edição 571

A polícia dinamarquesa prendeu um homem somali que tentou invadir a casa do cartunista Kurt Westergaard, autor de um dos famosos e polêmicos cartuns do profeta Maomé, publicados cinco anos atrás. O homem de 28 anos, que invadiu a casa na cidade de Aarhus na noite de sexta-feira (1/1), não teve a identidade divulgada.

Westergaard já recebeu diversas ameaças de morte desde a publicação de seu desenho representando o profeta Maomé, no jornal dinamarquês Jyllands-Posten, usando um turbante em formato de bomba. O Islã não permite a representação gráfica do profeta ou de Alá. Segundo o serviço de segurança nacional, o agressor tem ligação com o movimento islâmico radical somali Shebab e líderes da al-Qaeda na África.

O cartunista, que estava com sua neta de cinco anos na casa, conta que se trancou em um quarto seguro e alertou a polícia. ‘Ele tentou arrombar a porta de entrada com um machado, mas não conseguiu’, afirmou Westergaard, lembrando que o homem repetiu vários insultos e prometeu que voltaria. Ao ameaçar os policiais com o machado e uma faca, ele foi atingido por tiros na perna e na mão. O chefe de polícia local afirmou que o somali seria acusado por tentativa de homicídio.

O Jyllands-Posten publicou 12 desenhos representando o profeta Maomé em setembro de 2005. Os cartuns logo foram considerados ofensivos por muçulmanos e levaram a violentos protestos no início do ano seguinte, com incêndios nas embaixadas dinamarquesas em Damasco e Beirute e dezenas de mortos na Nigéria, Paquistão e Líbia. Em 2008, dois homens tunisinos foram presos na Dinamarca suspeitos de planejar o assassinato de Westergaard. Informações da AFP [2/1/10].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem