Barack Obama elogia blogueira cubana | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

ENTRE ASPAS > YOANI SÁNCHEZ

Barack Obama elogia blogueira cubana

20/11/2009 na edição 564

A blogueira cubana Yoani Sánchez foi elogiada pelo presidente americano Barack Obama, em entrevista publicada em seu site, o Generación Y. Obama afirmou também que espera ansioso para o dia em que ‘todos os cubanos possam se expressar livremente’ e que deseja que as relações dos EUA com Cuba melhorem. ‘Os EUA não têm intenção de usar força militar em Cuba. Apenas os cubanos podem proporcionar uma mudança positiva em Cuba e é nossa esperança que eles possam exercer em breve seu potencial’, escreveu o presidente em resposta a questões enviadas por Yoani. A blogueira também enviou perguntas por e-mail ao líder cubano Raul Castro – que não as respondeu.


A entrevista com o líder americano reforçou a posição da blogueira como uma das maiores vozes dissidentes em Cuba. Ela já ganhou diversos prêmios internacionais e foi classificada no ano passado pela revista Time como uma das 100 personalidades mais infuentes no mundo. ‘Seu blog fornece ao mundo uma janela única para as realidades do dia a dia em Cuba. Mostra que a internet deu a você e a outros blogueiros corajosos uma forma de se expressar livremente’, afirmou Obama. A veracidade das informações foi confirmada por uma porta-voz da Casa Branca.


Repressão


Há duas semanas, Yoani contou que foi detida e agredida por agentes de segurança do governo em Havana, no que interpretou como uma mensagem para que se silenciasse. O governo cubano nega envolvimento no incidente. Os comentários do presidente americano marcam uma nova fase das relações entre os EUA e Cuba, conturbadas desde 1959, quando Fidel Castro assumiu o poder. Washington mantêm um embargo econômico sobre a ilha que já dura 47 anos. Obama admitiu a possibilidade de visitar o país, desde que tenha uma estratégia clara das ações diplomáticas. Informações de Jeff Franks [Reuters, 19/11/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem