Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Barão de mídia planeja lançar jornal na Ucrânia

O barão de mídia russo Boris Berezoviski, que ficou bilionário durante as privatizações após a queda do regime comunista, revelou seus planos de reorganizar seu respeitado jornal Kommersant-Daily e lançar um similar em versão broadsheet na Ucrânia, que deve ser publicado no final de julho.

Berezoviski decidiu entrar no mercado de mídia ucraniano por acreditar que o futuro da Rússia possa ser determinado pelo exemplo da Ucrânia. Seguindo a recente Revolução Laranja no país – movimento que levou milhares de manifestantes às ruas, no ano passado, para protestar contra uma suposta fraude nas eleições presidenciais, o que obrigou a repetição do pleito com a vitória de Victor Yushchenko, candidato da oposição pró-ocidental –, Berezoviski planeja usar sua nova publicação para incitar uma mudança política similar na Rússia.

O empresário vive entre a França e o Reino Unido e passou os últimos cinco anos impedido de voltar à Rússia, acusado de fraude e lavagem de dinheiro. Inimigo do presidente Vladimir Putin, o jornal Kommersant é o mais crítico do Kremlin, que tenta aumentar excessivamente seu controle sobre a mídia. Na semana passada, a Gazprom, maior companhia de gás natural do mundo e cujo acionista majoritário é o Estado, comprou o jornal Izvestiya. Informações de Claire Bigg [Radio Free Europe, 17/6/05].