Quarta-feira, 23 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

ENTRE ASPAS > TV PÚBLICA

BBC anuncia pacote de ajuda a rivais britânicas

16/12/2008 na edição 516

A rede britânica BBC divulgou uma série de propostas de parceria com redes rivais com o objetivo de garantir a sobrevivência do modelo de serviço público do qual fazem parte. Em troca de acesso livre às ondas de transmissão, as emissoras ITV, Channel 4 e Five são obrigadas a apresentar uma cota de programação pré-determinada, como programas infantis e noticiários locais. Com a previsão de que a transição da TV britânica para o sistema digital esteja completa em 2012, este modelo poderia ser enfraquecido. A ITV, por exemplo, já declarou que o valor de sua licença de serviço público não justificaria mais o custo para produzir os programas exigidos.

A BBC afirma que seu projeto poderia beneficiar as redes públicas em mais de 120 milhões de libras por ano até 2014, através de uma combinação de novas receitas, compartilhamento de conteúdo e redução de custos. ‘O que você vê nestas propostas é uma BBC que sabe que sua relativa segurança de financiamento, seu tamanho e sua tecnologia a colocam em uma posição privilegiada para ajudar o resto da indústria’, declarou o diretor-geral da rede, Mark Thompson, em uma coletiva de imprensa na semana passada. A BBC recebeu 3,4 bilhões de libras (mais de 12 bilhões de reais) em taxas pagas por todos os detentores de aparelhos de TV no Reino Unido no ano fiscal de 2007/08.

A união faz a força

A rede emprega, hoje, cerca de 24 mil pessoas em diversos países. Pelas propostas, a BBC poderia compartilhar conteúdo, instalações e aparato tecnológico. Até o popular serviço i-Player, que permite que telespectadores e ouvintes tenham acesso online a programas que perderam na TV e no rádio, entrou nos planos. A BBC afirma que poderia compartilhar a tecnologia que desenvolveu para o serviço para que outras emissoras possam copiá-lo.

O órgão que regula as transmissões de rádio e TV no Reino Unido revisou o modelo de transmissão pública e deve divulgar suas conclusões no início de 2009. O anúncio da BBC é, em parte, uma resposta antecipada a esta revisão. Entre as sugestões da rede, também estão uma parceria entre a BBC Worldwide, seu braço comercial, e o Channel 4. Ela poderia ainda se unir à ITV para desenvolver um padrão de transmissão via internet. A BBC também fala em parceria com jornais, com o objetivo de compartilhar conteúdo. Informações de Georgina Prodhan [Reuters, 11/12/08] e da BBC News [11/12/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem