Domingo, 15 de Dezembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1067
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Berlusconi dá início a série de processos contra jornais

28/08/2009 na edição 552

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, abriu ações por difamação contra empresas de mídia na Itália, França e Espanha. O advogado do premiê, Niccolo Ghedini, afirmou à agência de notícias Reuters que advogados no Reino Unido foram instruídos a analisar se há a possibilidade da abertura de casos no país.


Berlusconi resolveu tomar providências legais por causa do tom da cobertura de sucessivos escândalos em sua vida privada. Na França, o processo é contra o semanário Nouvel Observateur, por conta de uma matéria intitulada ‘Sexo, Poder e Mentiras’. O jornal italiano La Repubblica entrou na ação por reproduzir a história do Nouvel Observateur e por publicar diariamente a seção ’10 Questões’ sobre a vida privada e as aspirações políticas do premiê. O jornal espanhol El Pais é processado pela publicação de fotos de mulheres, algumas seminuas, na casa do político na Sardenha.


Popularidade


Berlusconi, cuja família é dona do conglomerado de mídia Mediaset, acusa o rival Rupert Murdoch, dono da News Corporation, de arquitetar um ataque pessoal através do jornal londrino The Times. Segundo Ghedini, os jornais ingleses ‘têm, de fato, sido agressivos’, especialmente depois de escândalos envolvendo o suposto relacionamento do primeiro-ministro com uma jovem de 18 anos, suas festas com prostitutas e o pedido de divórcio feito publicamente por sua mulher.


O advogado ressalta que Berlusconi, que tem 72 anos e já foi eleito três vezes ao cargo, ainda consegue ter bons resultados nas pesquisas de popularidade, apesar dos escândalos e da recessão econômica enfrentada pela Itália. O premiê aceita ser alvo de críticas como qualquer outro político, mas, de acordo com Ghedini, o La Repubblica lançou uma campanha ‘intolerável’ contra ele, prejudicando o país, ‘porque todos os jornais estrangeiros repetem as ofensas como se elas fossem verdadeiras’. Informações de Stephen Brown [Reuters, 28/8/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem