Sábado, 24 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1051
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Big Brother britânico tem caso de preconceito

10/07/2009 na edição 545

O Ofcom, órgão que regula a mídia no Reino Unido, recebeu cerca de 300 reclamações sobre o reality show Big Brother na última semana. A maior parte das queixas dizia respeito a um incidente, exibido na sexta-feira [3/7], em que um dos participantes ameaçou outro. O programa, transmitido pelo Channel 4, tem a menor audiência entre todas as edições britânicas da série – que já está na 10ª – e não tem feito grandes alardes publicitários, mas parece que, neste início de julho, os telespectadores passaram a prestar atenção e a se irritar com o que viram.


Mais de 200 reclamações tratavam de uma discussão entre os participantes Marcus Akin e Sree Dasari. O clima entre os dois já estava tenso, com Akin fazendo piada com o sotaque de Dasari, que é indiano, mas piorou quando o primeiro se exaltou e teria ameaçado o colega de confinamento. A produção do programa chamou Akin na salinha equivalente ao ‘confessionário’, onde ele foi alertado sobre seu comportamento inapropriado. Dasari acabou eliminado um dia após a confusão.


A Ofcom ainda irá decidir se investigará as queixas. Uma porta-voz do Big Brother afirmou que a produção foi correta ao intervir imediatamente no problema. ‘Marcus recebeu um alerta formal. Discursos e comportamentos ameaçadores não são aceitáveis na casa do Big Brother‘, declarou.


Em 2007, a versão britânica do reality show passou por uma situação parecida quando a participante Jade Goody resolveu discriminar a atriz indiana Shilpa Shetty. O clima pesou tanto que até o então premiê Tony Blair se posicionou sobre o caso. Shilpa acabou vencendo a edição do programa, que contava apenas com ‘celebridades’. Informações de Leigh Holmwood [Guardian.co.uk, 8/7/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem