Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Blogs driblam
censura do governo

No início de fevereiro, o rei do Nepal, Gyanendra, declarou estado de emergência, dissolveu o governo e, pela segunda vez em três anos, assumiu todos os poderes do país. O ato, justificado pelo rei como uma forma de acabar com a rebelião comunista no Nepal, não pôde ser criticado publicamente, dada a forte censura implantada junto com ele.

Com a imprensa tradicional de mãos atadas, alguns jornalistas nepaleses buscam soluções alternativas para conseguirem se expressar. Aqueles que o fazem tentam manter suas identidades em sigilo, pois temem, com razão, uma represália das autoridades. Nas últimas semanas, reporta Anjana Pasricha [Voice of America, 28/3/05], editores foram intimados a comparecerem a delegacias e repórteres foram detidos. Militares montaram guarda em redações, para revisar materiais antes da publicação. Estações de rádio receberam ordens de transmitir apenas conteúdo de entretenimento. Segundo a Federação Internacional de Jornalistas, metade dos jornais nepaleses estaria parado, o que já teria causado a demissão de 600 profissionais.

Esperança

A BBC [29/3/05] informa que centenas de jornalistas do Nepal têm protestado nas ruas do país contra a suspensão dos meios de comunicação. As autoridades por sua vez, afirmam que o black out de informação é necessário para desestruturar a guerrilha maoísta que ameaça tomar o poder. Nem o ciberespaço escapou do escrutínio, e o governo do rei bloqueou diversos sítios de internet, incluindo os de rebeldes comunistas. Mas, pelo menos até o momento, os blogs têm escapado da atenção das autoridades. Estão neles a esperança dos jornalistas.

No sítio da Radio Free Nepal (http://freenepal.blogspot.com) pode ser lida uma entrevista com um líder de oposição preso e notícias sobre protestos pró-democracia. O sítio foi criado uma semana depois que Gyanendra retomou o poder por um jornalista que prefere ficar anônimo. Ele diz que o desejo pela democracia e pela liberdade de expressão foi o que o motivou a fazer o blog, que contém apelos para que o resto do mundo não esqueça do pequeno país.

O sítio United We Blog (www.blog.com.np) divulga textos sobre política. Já publicou artigos sobre manifestações estudantis anti-monarquia e sobre rebeldes comunistas que extorquem dinheiro de pessoas que vivem em aldeias.

Vincent Brossel, representante da organização Repórteres Sem Fronteiras, afirma que o impacto destes sítios deverá ser pequeno dentro do Nepal, já que o número de pessoas que possuem acesso a computadores e falam inglês é bastante reduzido. Ainda assim, ele acredita que os blogs são uma contribuição valiosa na luta pela liberdade de imprensa.