Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Blogs querem formar rede mundial

Três sítios americanos – ArmedLiberal, RogerLSimon e LittleGreenFootballs – se juntaram numa companhia chamada Pajamas Media (Mídia de Pijama), para tentar montar uma rede mundial de blogs que consiga trazer notícias com mais agilidade que os veículos de comunicação tradicionais e com o ponto de vista pessoal que só esse tipo de página pode oferecer. A idéia é que, na medida em que o projeto se torne economicamente viável, cada afiliado tenha uma câmera e um laptop para poder enviar conteúdo multimídia em primeira-mão. O nome Pajamas Media é referência a um comentário do executivo da CNN Jonathan Klein que, ao desdenhar do potencial jornalístico dos blogs, disse que um blogueiro é apenas ‘um cara de pijama sentado na sala de sua casa’. Os criadores do projeto terão assessoria de Glenn Reynolds, professor de direito da Universidade do Tennessee e editor do sítio Instapundit.com, que recebe 130 mil visitantes por dia. Com informações do New York Sun [3/5/07].

Google News em busca da credibilidade

O Google entrou com pedidos de patentes americana e internacional de um novo sistema de pesquisa para seu serviço de busca de notícias, que hierarquiza os links de acordo com sua fonte, informa o CNET News [2/5/05]. Assim, o Google News passaria a colocar matérias de veículos mais ‘respeitados’, como CNN e BBC, no topo dos resultados das buscas. Nos requerimentos de patentes, a própria companhia admite que seu sistema atual, que dá prioridade àquelas notícias publicadas mais recentemente e que contenham mais vezes os termos buscados pelo usuário, pode colocar, no topo da página de resultados, textos de sítios pouco confiáveis.

NYT pesquisa formas de assinatura online

O New York Times tenta encontrar novas formas de faturar com seu sítio na internet, informa The Wall Street Journal [3/5/05]. Atualmente, o diário não cobra pelo acesso a suas matérias da última semana, somente as de arquivo. Alguns usuários cadastrados de sua página receberam e-mail perguntando que lhes pareceria pagar US$ 49,99 ao ano para ter acesso a todo o conteúdo publicado pelo diário nos últimos 365 dias ou a todo seu arquivo desde 1851 com um máximo de cem reportagens acessadas ao mês. Até agora, o Times vem cobrando US$ 2,95 por artigo de arquivo acessado. Com a dificuldade de conseguir novos assinantes para as versões impressas, muitos jornais estudam maneiras de aumentar os ganhos com suas páginas de internet.