Sexta-feira, 25 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

MONITOR DA IMPRENSA > CUBA

Blogueira Yoani Sanchez diz ter sido detida

07/11/2009 na edição 562

A blogueira cubana Yoani Sanchez afirmou ter sido brevemente detida nesta sexta-feira [6/11] e alertada por agentes de segurança do Estado sobre suas atividades de oposição ao regime. Yoani tornou-se conhecida internacionalmente através do blog Generation Y, onde fala sobre sua vida na ilha comunista.


A blogueira contou à agência de notícias Associated Press que foi interceptada em Havana por dois policiais à paisana quando seguia com amigos para uma manifestação. Os homens ordenaram que ela e um de seus amigos entrassem no carro. Yoani conta que resistiu e foi chutada. ‘Foi bastante violento’, disse. Dentro do carro, os policiais afirmaram que ela teria ido longe demais com seus textos na internet, que normalmente tratam de problemas por conta do regime comunista. Depois do alerta, os policiais deixaram que ela e seu amigo fossem embora.


Diversos líderes da oposição contam que de tempos em tempos recebem ‘alertas’ do Estado, especialmente se tentam comparecer ou organizar protestos nas ruas. O governo classifica a oposição de ‘mercenários’ a serviço dos EUA. Segundo a Comissão Cubana de Direitos Humanos, hoje há mais de 200 prisioneiros políticos no país.


Yoani entrou na lista, este ano, das 100 personalidades mais influentes do mundo da revista Times. Em outubro, o governo não concedeu permissão para que ela fosse a Nova York receber um prêmio de jornalismo. Ainda que seu blog receba cerca de um milhão de visitas por mês, o acesso à página em Cuba é normalmente bloqueado – as autoridades recusam-se a comentar. Informações de Andrea Rodriguez [Associated Press, 6/11/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem