Terça-feira, 19 de Março de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1028
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Blogueiro de 29 anos morre na prisão

19/03/2009 na edição 529

As organizações Campanha Internacional pelos Direitos Humanos no Irã e Repórteres sem Fronteiras noticiaram nesta quinta-feira (19/3) a morte do blogueiro iraniano Omid Mirsayafi, de 29 anos, preso na penitenciária de Evin. A morte teria ocorrido na quarta-feira, segundo as organizações, por falta de cuidados médicos. Mirsayafi teria entrado em depressão profunda. Não foram divulgados maiores detalhes.


‘Nós responsabilizamos as autoridades iranianas por isso’, declarou a Repórteres sem Fronteiras. ‘Ele foi preso injustamente e elas falharam em fornecer os cuidados médicos necessários. O blogueiro foi sentenciado a 30 meses de cadeia no mês passado, ao ser condenado por insultar o aiatolá Ali Khamenei, principal líder do país, em sua página na internet. Em sua defesa, Mirsayafi teria alegado que seu blog era lido apenas por alguns amigos e que não tinha a intenção de atrair um grande público. A maioria dos artigos, afirma a RSF, tratava da cultura persa. O blog foi tirado do ar.


Em outras ocasiões, grupos em defesa dos direitos humanos acusaram as autoridades iranianas de abusar de prisioneiros políticos em Evin, maior centro de detenção do país. O governo refuta a acusação. Em julho de 2003, no que talvez seja o caso mais marcante envolvendo a penitenciária, a jornalista iraniana-canadense Zahra Kazemi morreu após poucos dias encarcerada. As autoridades afirmaram que ela teria sofrido um derrame, mas exames comprovaram que tinha o crânio fraturado e hemorragia cerebral por conta de agressões. Informações da AP [19/3/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem