Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1051
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Blogueiro esfaqueado em livraria de Pequim

23/02/2009 na edição 526

O blogueiro chinês Xu Lai, que escreve sob o pseudônimo de Qian Liexian, foi esfaqueado no estômago em uma livraria em Pequim depois de participar de uma sessão de leitura, na semana passada. Lai, que é editor de cultura do jornal Beijing News, teria sido esfaqueado por dois homens no banheiro da livraria. Seu blog, intitulado ‘Qian Liexian Quer Falar’, faz comentários satíricos sobre assuntos sociais e políticos. Entre os temas abordados, estão casos de corrupção governamental e o recente escândalo do leite contaminado, que matou seis crianças e deixou mais de 300 mil doentes.

No ano passado, o blogueiro entrou para a lista das ’20 figuras mais influentes do ciberespaço chinês’, divulgada pela revista Southern Metropolis Weekly. Lai teve que passar por uma cirurgia por conta dos ferimentos, mas não corre risco de morte. ‘De acordo com o médico, havia apenas um pequeno furo em seu estômago, e não foram encontrados ferimentos em outros órgãos’, declarou um de seus amigos em um blog.

O blog de Lai faz parte de um grupo de páginas hospedadas pela rede bullog.cn, fechada em janeiro em uma campanha do governo para aumentar o controle sobre a internet no país. No lugar da rede foi criada uma sucessora, chamada bulloger.com, hospedada no exterior. Blogueiros e comentaristas online são frequentemente censurados na China, mas este é o primeiro ataque do tipo a um escritor online de que se tem notícia. Informações da AP [16/2/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem