Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

MONITOR DA IMPRENSA > A COPA É DA COREIA DO NORTE

Blogueiro brasileiro ganha destaque com vídeo falso

Por lgarcia em 25/07/2014 na edição 808

Tradução: Fernanda Lizardo, edição de Leticia Nunes. Com informações de Will Davies [“North Korea Isn’t in the World Cup Final”, The Wall Street Journal, 13/7/14]

O blogueiro brasileiro Mauricio Cid, responsável pelo blog de humor Não Salvo, conseguiu enganar alguns sites estrangeiros ao criar um hoax que dizia que a Coreia do Norte havia noticiado a seus cidadãos que teria vencido a Copa do Mundo 2014. Detalhe: o país não participou do campeonato.

Em post detalhado em seu blog, Cid contou sobre os meses de preparo para criar um canal de notícias fictício e tentar convencer a imprensa internacional de que o ditador norte-coreano Kim Jong-un havia manipulado a população a acreditar na vitória da Coreia do Norte no torneio mundial da futebol.

Alguns veículos, como o Metro, do Reino Unido, chegaram a publicar a barriga, mas logo a manchete original (“Imprensa norte-coreana informa ao país que sua seleção chegou à final da Copa do Mundo”) foi corrigida (“Paródia maluca mostra imprensa norte-coreana dizendo a fãs que sua seleção chegou à final da Copa do Mundo”). Outros sites menores, como o americano BroBible, também caíram na pegadinha.

País surreal

Embora o vídeo criado por Cid e sua equipe detenha quase 10 milhões de visualizações no YouTube até o momento, boa parte da repercussão na imprensa internacional ocorreu devido às explicações sobre a origem do hoax em si.

O Wall Street Journal, por exemplo, disse que não seria surpreendente que muitos internautas acreditassem na brincadeira, afinal o vídeo tinha como foco principal o mesmo país que já divulgara que seu falecido líder Kim Jong-il “acertara 11 buracos na primeira tacada na primeira vez que jogou golfe”.

Mauricio Cid já se destacou pela criação de outros hoaxes, como a inserção da expressão “Cala boca, Galvão” entre os trending topics do Twitter durante 14 dias seguidos (através de um falso documentário, ele fez muitos crerem que a frase fazia parte de uma ação para salvar uma ave rara brasileira). Em 2013, Cid conseguiu notoriedade na imprensa brasileira ao anunciar a criação do Tubby, um aplicativo para “avaliação de mulheres” – que, de fato, nunca existiu.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem