Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

MONITOR DA IMPRENSA > IRAQUE

Blogueiros criticam a imprensa

28/12/2004 na edição 309

Depois de 35 anos do regime repressor de Saddam Hussein, os iraquianos podem expressar livremente suas opiniões, principalmente usando como ferramenta a internet e os blogs. Um exemplo são os irmãos Omar, Mohammed e Ali Fadhil, que editam o blog IraqtheModel, em inglês, com mais de 7 mil acessos diários. Fazem crítica política, indicam roteiros de viagem e dão boas notícias sobre o Iraque. Para Omar Fadhil, a mídia internacional cria uma imagem muito obscura da situação do país, fazendo o estrangeiro pensar que há conflito em cada esquina, que as pessoas não podem andar na rua, que a economia está devastada e se morre de fome. Para ele, ninguém está mostrando as boas notícias do Iraque: apesar das dificuldades, a vida continua.

Howard Kurtz [The Washington Post, 20/12/04] noticiou que os três irmãos se tornaram populares e especiais não por serem burocratas ou escritores refinados: são dois dentistas e um pediatra de família sunita, que descrevem o que vêem e sentem, um passo revolucionário num país que até pouco tempo tinha a internet restrita a poucos sítios aprovados pelo governo. O sítio, porém, não é unanimidade: blogueiros iraquianos vêem os irmãos como ferramentas do governo americano.

Em visita a Washington, Omar e Mohammed foram convidados para encontro com Bush no Salão Oval da Casa Branca. O presidente quis conhecer os pontos de vista políticos dos irmãos e garantiu que as tropas americanas não deixarão o país até que o ‘trabalho’ esteja finalizado.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem