Domingo, 15 de Dezembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1067
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Blogueiros vão para a prisão acusados de extremismo

07/08/2009 na edição 549

Quatro blogueiros que divulgaram na internet atos de corrupção de autoridades da região russa de Bashkortostan foram presos esta semana sob acusação de extremismo após publicar um panfleto de um proeminente crítico do governo. Segundo a polícia, o panfleto continha ‘palavras e expressões incitando atos ilícitos e extremistas’. Os blogueiros Sergei Orlov, Nikolai Shvetsov, Konstantin Nesterov e Igor Kuchumov foram detidos sob uma lei que proíbe que se incite ódio.


O panfleto, que desde então foi retirado do site Ufagub.com, foi escrito por Aryat Dilmukhametov, que já foi preso por diversas vezes por fazer campanha contra o líder de Bashkortostan, Murtaza Rakhimov, político próximo ao ex-presidente e atual primeiro-ministro Vladimir Putin. Linguistas afirmaram, no site, que não há evidências de linguagem extremista do texto em questão.


Impunidade


Expressar opiniões críticas às autoridades russas tem se tornado uma missão arriscada no país. Ataques contra ativistas, blogueiros e jornalistas aumentam cada vez mais e, na grande maioria das vezes, acabam impunes. Na semana passada, um ativista anticorrupção foi atacado por um grupo de homens em uma cidade próxima a Moscou. A agressão ocorre menos de duas semanas depois do assassinato da ativista pelos direitos humanos Natalia Estemirova.


O presidente Dmitry Medvedev tenta manter uma imagem de liberal – pelo menos mais liberal do que a de seu aliado Putin. Medvedev já afirmou que quer ampliar a liberdade de expressão e diminuir a impunidade no país. Críticos o elogiaram por bloquear um projeto de lei que poderia transformar qualquer crítica a autoridades em ofensa criminal. Ainda assim, eles alertam que falta muito para a sociedade civil atingir um ambiente ideal de liberdade e transparência. Informações da Reuters [6/8/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem