Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

MEMóRIA > BLOG BURST

Blogueiros invadem as páginas dos jornais

10/04/2006 na edição 376

O BlogBurst, previsto para ser lançado nesta terça-feira (11/4), é um serviço que fornece comentários de 600 blogueiros para editoras de jornais. A novidade deve deixar ainda mais tênue a linha que separa blogs das mídias tradicionais, como noticia Eric Auchard [Reuters, 9/4/06]. Manchetes e artigos de blogs poderão ser usados nas versões impressa e online dos jornais.

A iniciativa é da empresa de tecnologia de blogs Pluck, que já tem como assinantes os grupos Gannett e Washington Post e os jornais San Francisco Chronicle, Austin American-Statesman e San Antonio Express. Além disso, materiais editoriais do BlogBurst serão oferecidos para algumas empresas e também para publicações fora dos EUA.

Segundo Dave Panos, executivo-chefe da Pluck, os jornais esperam que o serviço forneça comentários de blogueiros especialistas nas áreas de viagem, temas femininos, tecnologia, gastronomia, entretenimento e matérias locais – nas quais as editoras não costumam ter uma equipe especializada. Para os blogueiros, esta é uma oportunidade de ter uma distribuição mais ampla de seus textos, mais acesso a seus blogs e, conseqüentemente, um aumento nos lucros com publicidade online. ‘Acredito que vamos ver centenas de jornais acessando o conteúdo produzido por nós até o final do ano’, afirma Panos.

De ameaças a parceiros

Nos últimos anos, a imprensa tradicional vem lutando para enfrentar a concorrência dos blogs, na medida em que cada vez mais pessoas acessam a internet para obter notícias. A seção de classificados, antes fonte de lucros para os jornais, também foi prejudicada com os serviços de classificados online.

Os blogs passaram a ter um papel importante ao expor erros cometidos pelos veículos tradicionais. Já os jornalistas acusam a cobertura parcial dos blogueiros como uma ameaça à objetividade jornalística.

O blogueiro Jeff Jarvis, do BuzzMachine, não está tão otimista em relação ao novo serviço, mas acredita que os jornais estão indo na direção certa ao usar textos de blogs. ‘A linha entre a mídia tradicional e o resto do mundo vai começar a desaparecer, não porque [os blogueiros] estão se juntando à mídia tradicional, mas porque ela está se juntando a eles’, afirma Jarvis.

Para filiar-se ao serviço, os blogueiros devem se cadastrar no sítio do BlogBurst. Uma equipe especializada se encarregará de revisar e editar os blogs, a fim de estabelecer um controle de qualidade do material utilizado pelos jornais. Os comentários dos blogs aprovados ficarão imediatamente disponíveis aos clientes sempre que um novo post for colocado no ar.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem