Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

MONITOR DA IMPRENSA > IMPRENSA NEGRA

Blogueiros vazam encontro com presidente

19/10/2010 na edição 612

A Casa Branca promove, vez por outra, encontros em off do presidente Barack Obama e funcionários do alto escalão do governo americano com membros da mídia – repórteres e comentaristas são convidados a jantar ou almoçar na sede do governo. Normalmente, estes eventos são mantidos em sigilo – são em off, afinal – e poucos detalhes costumam vazar.

Na semana passada, entretanto, as coisas não saíram como o esperado quando um grupo de blogueiros e jornalistas negros de veículos como Essence e BET, voltados ao público negro, foi convidado a participar de um encontro com conselheiros do presidente.

Os jornalistas chegaram a receber uma programação com as regras do encontro. Segundo o documento, as informações trocadas na primeira metade da conversa poderiam ser divulgadas, sem que se atribuísse suas fontes. Já na segunda metade, os dados seriam completamente sigilosos. As normas não impediram que blogueiros escrevessem sobre o evento.

Piada em vídeo

Um blog chegou a postar um vídeo do presidente cumprimentando os presentes e ressaltando a importância da Casa Branca entrar em contato com a mídia e blogs destinados ao público afrodescendente. ‘A mídia está mudando tão rapidamente que nos permite atingir audiências que não assistem ao Meet the Press – não que haja algo errado com o Meet the Press, são só públicos distintos’, disse Obama, arrancando risadas do grupo, ao fazer comparação com o programa de entrevistas políticas da rede de TV NBC. ‘Parte do que é tão poderoso sobre a internet é que não se trata de uma conversa de via única, o que significa que temos a capacidade de conseguir informação sobre o que as pessoas pensam, quais são suas preocupações, o que está funcionando ou não, para que possamos fazer melhor o nosso trabalho. Estamos muito animados com as possibilidades de interação’.

Conveniência política

O blog Jack and Jill Politics divulgou que Valerie Jarrett, principal assessora do presidente, se comprometeu a ter mais encontros com blogueiros negros, mas observou que muitos dos que participaram da reunião acharam que estavam sendo usados por conveniência política. A blogueira Keli Goff compartilhou desta sensação. ‘Eu entendo que a segunda metade do encontro foi em off, mas me sinto confortável o suficiente para afirmar que deixamos claro que queremos ser levados a sério e recebermos o mesmo acesso que os outros meios de comunicação’, opinou. Embora o encontro tenha ganhado repercussão na blogosfera, houve pouca divulgação na mídia tradicional. Informações de Jeremy W. Peters [New York Times, 13/10/10].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem