Domingo, 19 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

MONITOR DA IMPRENSA > NEWS OF THE WORLD

Brooks e Coulson acusados formalmente por grampos telefônicos

Por lgarcia em 03/08/2012 na edição 705

 

Tradução e edição: Leticia Nunes

 

Rebekah Brooks, ex-executiva-chefe da News International, e o ex-diretor de imprensa do premiê britânico David Cameron, Andy Coulson, junto com outros ex-funcionários do News of the World, foram acusados formalmente pelos supostos grampos telefônicos ocorridos de 2000 a 2006 no falecido tabloide, anunciou na quinta-feira [2/8] a Scotland Yard. São, no total, sete acusados, entre ex-repórteres e editores. Segundo a Promotoria da Coroa, cerca de 600 pessoas, entre famosos e anônimos, podem ter sido afetadas pelos grampos.

O escândalo que culminou no fechamento do jornal no ano passado e levou à abertura de um inquérito para avaliar os padrões de qualidade da imprensa no Reino Unido teve como gota d’água a revelação de que o telefone de uma adolescente sequestrada em 2002 teria sido grampeado em busca de furos jornalísticos. Meses depois do desaparecimento de Milly Dowler, então com 13 anos, descobriu-se que ela havia sido assassinada. O caso provocou comoção no país, e a descoberta, nove anos depois, de que o News of the World teria não só grampeado a caixa postal de seu celular como também apagado mensagens, atrapalhando a investigação policial, levou a uma reação indignada do público.

Rebekah e Coulson chegaram a ser detidos no ano passado. Ela, que deve se apresentar em 3/9 no tribunal, foi editora do News of the World de 2000 a 2003; Coulson editou o jornal de 2003 a 2007 e, junto com os outros jornalistas acusados, deve comparecer à corte no dia 16/8. Com informações do Guardian e do Poynter [2/8/12].

***

Leia também

Andy Coulson e Rebekah Brooks serão indiciados por grampos

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem