Wednesday, 17 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Bush diz que combaterá grupos ‘527’

O presidente americano George W. Bush disse que vai apoiar o esforço do senador republicano John McCain para combater a ação dos chamados grupos ‘527’ na campanha presidencial. Estas organizações floresceram para burlar uma lei aprovada em 2000 que restringe o volume de doações que os partidos políticos podem receber de empresas, sindicatos e indivíduos.

Elas se beneficiam do artigo 527 do código tributário dos EUA, que lhes garante o direito de receber doações ilimitadas, contanto que não atuem coordenadamente com nenhum candidato. No entanto, mesmo sem declararem apoio aos concorrentes, fica evidente que elas se dedicam a atacar candidatos rivais por meio de mobilizações e propagandas.

O anúncio de Bush veio um dia depois que um advogado de sua campanha demitiu-se por ter trabalhado para o grupo Swift Boat Veterans for Truth, que fez anúncios acusando o democrata John Kerry de ter mentido sobre seu passado nas Forças Armadas.

Advogados do presidente disseram que estão preparando processos contra as organizações pró-democratas Moveon.org, Media Fund e America Coming Together. A lei que restringe o financiamento dos partidos foi defendida por McCain e assinada a contragosto por Bush, reporta o New York Times [27/8/04].