Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Bush-pai desiste do Times

O ex-presidente dos EUA George Bush admitiu ter desistido de ler o jornal New York Times por acreditar que ele teria se tornado polarizado. Segundo ele, seu filho, o presidente George W. Bush, pode ter desistido desta leitura também. Em entrevista a Paula Zahn, da CNN, Bush disse que, atualmente, o jornal achou um caminho que dá aos jornalistas a chance de ‘advogar’ em suas colunas, o que impediria uma cobertura objetiva.

Durante seu mandato, Bush teve um bom relacionamento com o Times, diferente de seu filho, que vive às turras com o editorial do jornal. O atual presidente recusou todas as solicitações de entrevistas do Times até a véspera da Convenção Nacional Republicana.

O editor do Times, Bill Keller, disse que as acusações de Bush sobre a polarização do jornal não se sustentam. Segundo Keller, os editores tentam evitar determinadas atitudes e linhas inaceitáveis das matérias com traços opinativos. Porém, diz ele, às vezes uma frase sarcástica acaba aparecendo. ‘Nás fazemos o máximo para que isso não aconteça, mas, ocasionalmente, acontece’, afirma. Informações de Peter Johnson [USA Today, 1/9/04].