Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1051
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

BuzzFeed lança laboratório experimental

Por Leticia Nunes em 02/06/2015 na edição 853

O site BuzzFeed anunciou a criação de seu Laboratório Aberto para Jornalismo, Tecnologia e Artes, um laboratório experimental que funcionará no escritório de São Francisco e terá como objetivo desenvolver novas ferramentas e tecnologias que facilitem a prática jornalística. O “BuzzFeed Open Lab For Journalism Technology and the Arts”, nome original da iniciativa, irá recrutar cinco pesquisadores para o desenvolvimento de projetos, que depois serão lançados com código aberto para o público.

O objetivo da iniciativa é abrir espaço para que novas ideias para auxiliar o trabalho de jornalistas sejam postas em prática – seja criando um novo algoritmo que ajude os jornalistas a reportar melhor sobre o trânsito ou desenvolvendo uma tecnologia para drones que permita que os dados sejam salvos mesmo se o drone cair durante o voo.

redação do BuzzFeed - foto: Alexa Schirtzinger / JSK

Redação do BuzzFeed (Foto: Alexa Schirtzinger / JSK)

Nos próximos meses, o BuzzFeed irá convidar engenheiros, hackers, jornalistas e artistas para submeterem propostas de projetos. A empresa irá selecionar cinco pesquisadores; quatro deles terão bolsas de um ano, e um receberá uma bolsa de trabalho no laboratório por dois anos.

Entre os membros do conselho do projeto que irá supervisionar o trabalho dos pesquisadores estão o fundador do BuzzFeed, Jonah Peretti, e o ex-editor-chefe da revista Wired, Chris Anderson, que atualmente ocupa o cargo de CEO da 3D Robotics, uma startup de drones.

 

Drones com lasers

Numa postagem anunciando a criação do laboratório, Mat Honan, chefe de notícias da sucursal de São Francisco, escreveu que os experimentos realizados atualmente pela mídia com paywalls, novos modelos de publicidade e parcerias com o Facebook “são chatos para quem não depende de anúncios para obter dinheiro”.

“A lógica desse novo laboratório é a seguinte: que se dane”, explicou ele. “Vamos voar com drones. Drones com lasers. E mais, vamos construir drones com lasers e ensinar para todo mundo como construí-los”.

O laboratório terá parceria com a GE, que patrocinará uma das bolsas, e com o Eyebeam OpenLab, um laboratório experimental sem fins lucrativos para projetos que unem tecnologia e arte. Funcionando em Nova York, o Eyebeam foi dirigido por Jonah Peretti de 2001 a 2006, e serviu de inspiração para a criação do laboratório do BuzzFeed.

É de todo mundo

O próprio BuzzFeed teve início como um projeto experimental. Peretti trabalhava no Huffington Post – site que ajudou a fundar – quando começou a desenvolver um projeto de site que experimentava com conteúdo viral. Anos depois, o BuzzFeed acabou se estabelecendo no mercado como uma das principais empresas de mídia dos EUA, avaliada em mais de 800 milhões de dólares e com cerca de 200 milhões de visitantes por mês.

O objetivo de lançar o “BuzzFeed Open Lab For Journalism Technology and the Arts” como um laboratório de código aberto é permitir que qualquer pessoa possa usar e aprimorar o que for criado ali. “A ideia de lançar coisas com a licença aberta significa que eles são os donos, o BuzzFeed é o dono, o mundo inteiro é o dono”, diz Peretti.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem