Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

MONITOR DA IMPRENSA > BLOGS

Cada vez mais perto do reconhecimento

15/03/2005 na edição 320

Jonathan Glaser, do New York Times [7/3/05], informa que um tribunal californiano terá de decidir se alguns blogueiros têm direito de sigilo de fonte como o têm os jornalistas de meios tradicionais de comunicação. A decisão pode criar uma jurisprudência que elevará o status dos editores de blogs e tornará difícil diferenciá-los, nesse âmbito, dos profissionais de imprensa.

O processo em questão é o da empresa de informática Apple contra três sítios (Thinksecret.com, Appleinsider.com e PowerPage.org) que publicaram dados confidenciais da companhia. Repórteres profissionais temem que, se a justiça decidir que os blogueiros não precisam revelar de onde conseguiram as informações publicadas, logo qualquer um poderá usar este argumento em seu favor. Os juízes, diante de uma situação em que, virtualmente, qualquer pessoa pode invocar o privilégio de sigilo, poderiam tender a não concedê-lo a ninguém, mesmo que trabalhe nos veículos tradicionais.

Acesso à Casa Branca

Outro importante passo para a aceitação dos blogueiros como jornalistas foi dado por Garrett Graf, editor do blog FishbowlDC, publicado dentro do sítio MediaBistro, que conseguiu uma credencial para entrar na Casa Branca junto com os correspondentes de grandes jornais e emissoras americanas.

Após uma recente polêmica a respeito do credenciamento para a sede da presidência dos EUA, Graf ficou intrigado se poderia obter a autorização de entrada para um dia. Tentou ligar várias vezes para o escritório de imprensa da Casa Branca, mas nunca obteve resposta. A situação mudou quando a grande mídia soube de sua tentativa e deu repercussão ao caso. ‘O USA Today começou a me ligar. Depois a CNN me mencionou no Inside Politics, até que Ron Hutcheson, presidente da Associação de Correspondentes da Casa Branca, levantou a questão no escritório de imprensa de lá’, conta Graf. O secretário de imprensa da casa, atendendo aos pedidos dos colegas jornalistas, resolveu aceitar a presença do blogueiro, que se diz surpreso pela intervenção positiva dos ‘jornalistas de verdade’, pois eles muitas vezes têm se mostrado agressivos contra o aumento da presença dos blogueiros.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem