Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

ENTRE ASPAS > REINO UNIDO

Câmara defende venda de braço comercial da BBC

26/01/2010 na edição 574

Um relatório divulgado no início desta semana pela Câmara Alta do parlamento britânico sobre o futuro da indústria cinematográfica e televisiva do país defende a privatização da BBC Worldwide. De acordo com estudo do comitê de comunicações da câmara, o braço comercial da rede pública britânica deve, por seu potencial, ser transformado em um distribuidor global de conteúdo produzido no Reino Unido.

A BBC Worldwide é uma companhia de mídia e entretenimento de alcance internacional que tem como objetivo principal reinvestir seus lucros na BBC para permitir que a taxa anual paga pela população britânica seja a mais baixa possível e que a qualidade da programação seja mantida. Executivos da rede pública dizem que seu braço comercial não está à venda, apesar de o governo tê-lo incluído, no mês passado, em uma lista de bens que consideraria vender. Em setembro último, o diretor geral da rede, Mark Thompson, chegou a admitir, durante uma entrevista, a possibilidade de privatização parcial do serviço.

‘Nós acreditamos que tal companhia, com uma ligação contínua com a BBC, poderia ser capaz de se tornar uma grande marca global de distribuição de conteúdo britânico, produzindo lucros adicionais, empregos e oportunidades para companhias de produção do Reino Unido’, diz o relatório parlamentar. Para o comitê, a expansão do serviço requer a entrada de capital privado na BBC Worldwide.

Ainda segundo o estudo divulgado esta semana, estima-se que os gastos com a produção de programas de televisão dedicados ao público infantil tenha sofrido queda de 48% desde 2003. Para sanar o problema, o comitê defende a ampliação da isenção de impostos concedida à indústria cinematográfica do país à produção de programas infantis. Com informações de Richard Wray [Guardian.co.uk, 25/1/10].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem