Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

CADERNO DO LEITOR > TV DIGITAL

Câmara dos EUA rejeita adiamento da transição

29/01/2009 na edição 522

A Câmara dos Representantes dos EUA rejeitou, na quarta-feira (28/1), o pedido feito pelo presidente Barack Obama de adiamento da mudança para o sistema de TV digital, programada para o próximo mês. No início da semana, o Senado havia concordado, por unanimidade, em adiar a troca do sistema analógico para o digital – marcada inicialmente para o dia 17/2 – até junho próximo. A Câmara, entretanto, rejeitou o adiamento por 258 a 168 votos.


Antes de assumir o governo, a equipe de transição de Obama havia pedido o adiamento, alegando que muitos americanos ainda não estão prontos para o encerramento da transmissão analógica. O governo havia fornecido à população cupons de 40 dólares para suavizar o custo do conversor digital, necessário para o novo sistema. O programa dos cupons, entretanto, ficou sem verba e, de acordo com dados da empresa de pesquisas Nielsen, mais de 6,5 milhões de lares americanos não estão preparados para a mudança – muitos dos que se enquadram nesta categoria são pessoas de baixa renda, idosos, minorias e inválidos.


Ainda que os democratas tenham a maioria na Câmara, a medida não alcançou os dois terços necessários para ser aprovada sem emendas. Não houve resposta imediata da Casa Branca sobre a votação. O deputado democrata Henry Waxman, que preside o Comitê de Energia e Comércio, culpou os republicanos pela derrota . ‘Uma clara maioria no Congresso apóia o adiamento da transição e o fornecimento de assistência aos milhões de lares que ainda não estão prontos’, lembrou. Waxman sugeriu que os democratas esperam realizar nova votação para poder aprovar a proposta por maioria simples. ‘Estou trabalhando com o governo Obama e os líderes do Congresso para ver todas as opções possíveis’. Informações da AFP [29/1/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem