Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

MONITOR DA IMPRENSA > BLOGOSFERA

Campanha virtual por jornalistas presos

01/03/2005 na edição 318

A prisão de dois jornalistas iranianos serviu de mote para a primeira campanha do recém-fundado Comitê de Proteção aos Blogueiros, na semana passada. Na terça-feira [22/2], os membros da blogosfera foram chamados a participar do dia ‘Libertem Mojtaba e Arash’. Os internautas podiam contribuir postando mensagens de apoio em seus blogs, estampando o selo da campanha ou até enviando mensagens para embaixadas no Irã.

O jornalista Mojtaba Saminejad foi preso pela primeira vez em novembro do ano passado, por noticiar em seu blog a detenção de três outros blogueiros. Enquanto estava na cadeia, informa Ed Frauenheim [CNET, 22/2/05], o endereço de sua página foi transferido para o blog de um grupo de hackers ligados ao movimento islamista radical Hezbollah. Libertado sob fiança em janeiro, Saminejad relançou seu blog com um novo endereço, mas foi preso novamente um mês depois, por continuar a publicá-lo.

O caso do jornalista Arash Sigarchi é ainda mais sério. Autor do blog Panhjareh Eltehab (Janela da Ansiedade), ele foi condenado a 14 anos de prisão por reportar a detenção de mais de 20 jornalistas de internet e blogueiros, no fim do ano passado. Sigarchi foi julgado por um tribunal especial e respondeu a acusações que iam desde ‘insulto aos líderes do país’ até ‘espionagem’.

Segundo o diretor do Comitê, Curt Hopkins, a campanha teve sucesso. As visitas ao seu sítio subiram de 500 para 3000 durante o dia, e blogueiros famosos entre os internautas, como Glenn Reynolds, que edita o Instapundit, e Jeff Jarvis, do BuzzMachine, aderiram à causa. ‘Tivemos participações de pessoas em Brunei, Arábia Saudita, Japão e Rússia’, afirma Hopkins. Com informações de Jo Twist [BBC, 22/2/05] e Reuters [22/2/05].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem