Terça-feira, 22 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº987
Menu

MONITOR DA IMPRENSA > ELEIÇÕES NOS EUA

Canal corta anúncio sobre doença de McCain

30/09/2008 na edição 505

O canal a cabo MSNBC deixou de exibir, no fim da semana passada, um comercial produzido por dois grupos liberais que abordava o câncer de pele sofrido por John McCain no passado e exigia que o candidato republicano à presidência dos EUA divulgasse seus registros médicos ao público. A peça mostrava imagens do rosto do senador e as cicatrizes deixadas pela remoção de melanomas.

‘John McCain tem 72 anos e teve câncer quatro vezes’, dizia o anúncio. ‘Por que McCain não divulga seu histórico médico?’. Em maio, o senador forneceu mais de mil páginas de documentos médicos a um pequeno grupo de repórteres, por algumas horas – eles não podiam, entretanto, fazer cópias. Os papéis, que cobriam o histórico médico de McCain nos últimos oito anos, mostravam que ele teve o último câncer de pele há seis anos. Os registros também afirmavam que o político tem um ‘coração forte’ e, em geral, goza de boa saúde.

Cruel

Allison Gollust, porta-voz da MSNBC, declarou apenas que, apesar de não ter sido propriamente avaliado antes de ir ao ar, o comercial havia sido retirado da programação. Um representante de um dos grupos responsáveis pelo anúncio anti-McCain contou que a emissora só informou que não exibiria mais a peça, sem maiores explicações. A CNN já havia recusado o anúncio. Na MSNBC, ele foi mostrado algumas vezes entre a noite de quinta-feira (25/9) e a manhã de sexta.

O comercial de 30 segundos, que custou US$ 50 mil, foi feito pelos grupos Democracy for America e Brave New PAC. O Democracy for America é coordenado por James Dean, irmão do presidente do Comitê Nacional Democrata, Howard Dean. A decisão da MSNBC de retirar o anúncio de sua programação veio depois que o apresentador conservador Bill O´Reilly, da Fox News, denunciou a peça em seu programa como ‘talvez o mais cruel comercial da campanha política’. Informações de Jim Kuhnhenn [AP, 26/9/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem