Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

CADERNO DO LEITOR > BÉLGICA

Canal criticado por piadas sobre o Holocausto

06/01/2009 na edição 519

Grupos judeus condenaram publicamente a emissora de TV belga VRT por exibir um programa onde um comediante contava piadas sobre o Holocausto e a perseguição a judeus. Esta é a terceira vez em dois meses em que o canal é acusado de falta de respeito ao judaísmo. Da primeira vez, ele foi criticado por um comercial sobre um programa de viagens que mostrava Berlim. Na peça, Adolf Hitler aparecia como um dançarino de boate fazendo a saudação nazista na frente de uma bandeira com a suástica. A embaixada alemã na Bélgica afirmou que o anúncio era ‘totalmente de mau gosto’. No fim de outubro, a emissora foi forçada a cortar da programação um programa culinário que mostraria o prato preferido de Hitler – parte de uma série sobre as comidas favoritas dos famosos.

No programa Het Besluit, exibido em 21/12, o comediante Philippe Geubels acusava os judeus de terem exagerado na reação ao programa culinário. ‘O que vocês vão fazer se houver um grande vazamento de gás na Antuérpia [cidade portuária belga com uma grande comunidade judaica]? Vão levar a cidade ao tribunal? Abrir queixas contra qualquer um que fizer piadas sobre isso?’, questionou. Geubels também disse que o Holocausto não aconteceria novamente porque ‘os judeus são muito mais espertos hoje’. ‘Eles se espalharam pelo mundo. Tente juntá-los! A maioria está na América, então você não pode mandá-los de trem para a Alemanha’ para as câmaras de gás, continuou o comediante.

‘O que um comediante faz é problema dele, mas é a VRT que decide inseri-lo na programação. A partir daí, pode-se perguntar: é este o propósito de uma emissora pública?’, questionou Michael Freilich, que dirige o grupo judeu Joods Actueel. A organização CCOJB declarou que a ‘multiplicação de provocações anti-semitas disfarçadas de humor’ apaga o papel da VRT como um veículo público, e ressaltou que planeja tomar ações legais contra o canal. Informações da AP [25/12/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem