Sábado, 18 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

MONITOR DA IMPRENSA > ITÁLIA

Canal estatal suspende debates políticos

09/03/2010 na edição 580

A rede de TV estatal italiana RAI suspendeu todos os debates políticos em seus três canais durante o mês que antecede as eleições regionais do país, marcadas para 28 e 29 de março, com a justificativa de garantir a ‘igualdade de tratamento’. ‘Esta atitude é duplamente intolerável. Primeiro, porque está acontecendo uma campanha política e os cidadãos italianos precisam, mais do que nunca, de informação política, em especial de programas sobre os diversos partidos. Em segundo lugar, é dever de todas as emissoras do governo, como a RAI, fornecer esta informação’, afirmou a organização Repórteres Sem Fronteiras [4/3/10].

A ONG, com sede em Paris, mostrou-se decepcionada com a inabilidade da RAI de distribuir tempo de maneira justa aos partidos, o que não é aceitável em uma democracia como a italiana. A decisão da suspensão da programação política, tomada pelo conselho da rede no dia 1/3, parece, ironicamente, ter influência política, com as pesquisas mostrando queda no apoio à coalizão do primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

Milhares de pessoas protestaram contra a decisão da emissora, a pedido da União Nacional de Jornalistas Italianos e dos sindicatos de jornalistas. ‘Ainda há tempo da RAI reverter esta decisão e cumprir com sua obrigação de informar o público, como pedem os repórteres que trabalham nas três emissoras da rede’, ponderou a RSF.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem