Segunda-feira, 17 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1041
Menu

ENTRE ASPAS >

Cartum do New York Post gera polêmica racial

18/02/2009 na edição 525

Um cartum publicado na quarta-feira (18/2) no jornal New York Post gerou polêmica ao dar brecha a uma comparação entre o presidente Barack Obama e um violento chimpanzé morto pela polícia americana esta semana. O desenho, de autoria de Sean Delonas, mostra dois policiais perto do corpo do macaco, cravado de balas. Um dos policiais diz, ‘Eles vão ter que encontrar outro para escrever o próximo pacote de estímulo econômico’.


O blog liberal Huffington Post divulgou uma nota sobre o cartum e em poucas horas atraiu centenas de respostas de leitores, muitas classificando o desenho de racista e insensível. Sam Stein, colunista do sítio, escreveu que, na melhor das hipóteses, ‘o cartum sugere que o pacote econômico foi tão ruim que até macacos poderiam tê-lo escrito’, e, em uma interpretação mais provocativa, compara o presidente a um chimpanzé. ‘De uma forma ou de outra, incluir violência e raça na política é um pulo para a controvérsia’. O reverendo Al Sharpton, ativista pelos direitos civis, declarou que o cartum é problemático ‘dado o histórico de ataques racistas a afro-americanos’.


O editor-chefe do Post, Col Allan, afirmou em declaração que ‘o cartum é claramente uma paródia de um fato noticioso, para brincar com a morte a tiros de um violento chimpanzé em Connecticut. E zomba dos esforços de Washington para ressuscitar a economia. Mais uma vez, Al Sharpton se revela como nada mais que um oportunista’.


Na segunda-feira (16/2), o chimpanzé de estimação Travis, de 15 anos, fugiu de casa e atacou uma amiga de sua dona, que saía do carro. A dona esfaqueou o macaco com uma faca de cozinha para tentar salvar a amiga e chamou a polícia, que matou Travis a tiros. Informações de Karen Matthews [Associated Press, 18/2/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem