Domingo, 21 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1033
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Casa Branca não credencia Boston Herald para evento

20/05/2011 na edição 642


A Casa Branca recusou-se a dar ao Boston Herald total acesso ao evento de arrecadação de recursos para a campanha de reeleição do presidente Barack Obama, em Boston, alegando que repórteres são convidados com base na avaliação se cobrem as notícias de maneira ‘justa’.


O jornal recentemente publicou, na capa, um artigo de opinião de Mitt Romney crítico à administração Obama e que se referia ao alto índice de desemprego. ‘Tendo a considerar como os jornais cobrem a Casa Branca regularmente e de maneira justa para escolher os repórteres a serem credenciados’, escreveu, em email, o porta-voz Matt Lehrich. ‘Meu ponto sobre o artigo de opinião não foi o fato de ele ter sido publicado, mas de ser publicado na capa. Acho que levanta uma questão sobre se o jornal não é tendencioso em sua cobertura das visitas presidenciais’.


No entanto, Lehrich disse que o Herald pode ser credenciado em futuros eventos. O discurso de Obama à tarde foi aberto a todos na mídia, mas apenas um grupo selecionado de repórteres puderam frequentar o evento de arrecadação. Os selecionados deviam compartilhar todo o material com outros da imprensa.


Histórico complexo


A administração Obama tem um histórico de disputas controversas com a mídia. A Casa Branca já se desentendeu com a Fox News e o diretor de comunicação chamou o canal de ‘braço’ do Partido Republicano. O presidente chegou a evitar dar entrevistas para a emissora.


No ano passado, o presidente da Associação de Correspondentes da Casa Branca, Ed Chen, encontrou-se com o então secretário de imprensa, Robert Gibbs, para reclamar sobre as limitações da imprensa. No mês passado, um editor do San Francisco Chronicle revelou que a Casa Branca ameaçou barrar repórteres da editora Hearst em uma coletiva, depois que um jornalistas do Chronicle filmaram manifestantes ironizando Obama em um evento de arrecadação. Informações de Hillary Chabot [Boston Herald, 18/5/11].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem