Sábado, 20 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Casada com Greenspan, âncora tem pautas avaliadas

21/10/2008 na edição 508

Diante da crise financeira que assusta o mundo, o nome do economista Alan Greenspan apareceu diversas vezes, nas últimas semanas, nos noticiários da emissora americana MSNBC – nunca, entretanto, no programa apresentado pela jornalista Andrea Mitchell, esposa do ex-presidente do Federal Reserve (Banco Central americano). Por anos, Andrea, veterana da NBC News especializada em política e relações internacionais, havia conseguido evitar qualquer acusação de conflito de interesses envolvendo o trabalho do marido. No último mês, no entanto, com a crise financeira dominando os canais de notícias a cabo e a campanha presidencial, o Columbia Journalism Review, sítio da escola de jornalismo da Universidade de Colúmbia, publicou artigo questionando a conduta da jornalista.

A autora do texto, Megan Garber, afirma que Greenspan está fortemente associado à atual crise que atinge os mercados financeiros e indaga se os telespectadores da MSNBC e NBC ‘estariam bem servidos com uma âncora e repórter que é, de várias maneiras, tão ligada ao tema que cobre’. Para Steve Capus, presidente da NBC News, o artigo é ‘extremamente simplista’. O canal de TV permitiu que Andrea continuasse cobrindo as eleições presidenciais, mesmo quando os candidatos debatem a crise financeira, e vem decidindo diariamente se as matérias são apropriadas ou não para que ela as cubra. ‘Para mim, esta é uma atitude balanceada’, opina Capus. ‘Andrea sabe seu limite’.

Segundo a NBC, o limite é claro: a jornalista não participa de matérias em que haja a análise, no ar, de decisões econômicas e políticas fiscais capitaneadas por Greenspan, que se aposentou em janeiro de 2006. ‘Em qualquer matéria em que é feito um retrospecto, o nome de Greenspan aparece em algum momento’, afirma Capus, acrescentando que, neste caso, Andrea não será a jornalista apropriada para a pauta. Informações de Brian Stelter [The New York Times, 13/10/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem